Lenzkirch
Os
relógios Lenzkirch eram de um tal artesanato, uma ornamentação maravilhosa e um design "in-house" soberbo que eles colocam no topo de todos os reguladores de fabricação alemã. De fato, os movimentos variados e as caixas de relógio ricamente decoradas praticamente os tiraram do mercado.

Os relógios produzidos pela fábrica foram creditados primeiramente ao Lenzkirch Uhrenfabrik, localizado na pequena cidade de Lenzkirch, na região da Floresta Negra Alemã. A fábrica de Lenzkirch entrou em plena produção em 1860, e continuou até 1932. Seus produtos mantêm uma reputação mundial de excelência até hoje. Seu valor aumentou consistentemente entre colecionadores (veja a tabela de números de série abaixo para o namoro Lenzkirch).

Lenzkirch Classic "Free-Swinger"
A fábrica de relógios Lenzkirch, ou Aktiengessellschaft fur Ukrenfabrikation, foi fundada por Eduard Hauser, que nasceu em 21 de agosto de 1825, filho de um professor. Eduard Hauser ganhou experiência em fazer caixas de música em 1840 com Johann George Schopperle. Hauser aprendeu muitas habilidades relacionadas a esse aprendizado, como o trabalho com metal, o trabalho mecânico de precisão e o design de instrumentos musicais. Durante esse tempo ele também ganhou um conhecimento de composição musical.
Eduard Hauser, talvez ficando inquieto e querendo ampliar seu conhecimento mecânico, achou que a produção de relógios poderia ser um negócio melhor para se envolver. Ele deixou o pequeno negócio de caixas de música e estudou relojoaria na Inglaterra, França e Suíça.
Hauser achava que, se pudesse usar os métodos de fábrica de precisão dos franceses, ingleses e suíços para trabalhar para ele na Floresta Negra, isso certamente tornaria a área competitiva com o resto dos países precisos de fabricação de relógios. Até esse momento, os relógios da Floresta Negra, como os cucos, não tinham uma boa base técnica nem reputação confiável de precisão.
Hauser trabalhou primeiro com Ignaz Shopperle
, abrindo uma pequena oficina onde eram feitas peças de relógios para outros relojoeiros. Hauser estava tentando introduzir um método através do qual peças de precisão pudessem ser passadas para uma linha de montagem e os movimentos seriam montados contra o método antigo do relojoeiro, fazendo cada peça à mão, montando o relógio, e rezando para que tudo saísse bem e executado corretamente. Ambos os parceiros receberam ajuda técnica de Robert Gerwig, diretor da recém-criada escola de relojoaria de Furtwangen, que também acreditava neste novo método de montagem de relógios.
Trabalhando na fábrica de órgãos da Shopperle, Hauser supervisionou seus funcionários e produziu as peças de relógio de precisão usando máquinas que, juntamente com acessórios e matérias-primas, foram compradas novas, drenando as contas de ambos os parceiros. Havia uma necessidade real de mais fluxo de caixa para comercializar os movimentos que eles fabricavam.
Em 31 de agosto de 1851, Eduard Hauser se juntou a Franz Josef Faller (1820-1887), Nikolas Rogy, Johann Nikolaus Tritscheller (1825-1867), Paul Tritscheller (1822-1892) e Joseph Wiest, para formar a Aktiengesellschaft fur Uhrenfabrikation. Em 1856, Albert Tritscheller (1833-1889) também se juntou aos outros e passou tempo aprendendo novos métodos de fabricação em outros países.
Em 1857, Franz Josef Faller, Paul e Nikolaus Tritscheller e Eduard Hauser orientavam a fábrica de relógios. As máquinas projetadas por Eduard Hauser avançaram muito nesse período de tempo e fabricaram peças de relógio de precisão de seus moinhos de máquinas automáticas. Sob sua liderança, a fábrica de relógios Lenzkirch desenvolveu-se e ganhou uma sólida reputação por fazer cronometristas excelentes e confiáveis. Ganhou uma reputação que nenhuma outra fábrica alemã adquirira até agora.
Eduard Hauser queria que seus filhos continuassem seus estudos e esperavam que algum dia eles assumissem os reinados da fábrica. Seu filho mais velho era um excelente arquiteto e os casos do relógio de Lenzkirch refletiam sua influência por cerca de trinta anos. Seu filho Karl August foi aprendiz de Jess Hans Martin (1826-1892), mestre do relojoeiro em Freiburg / Breisgan e professor da Escola de Comércio de Badenia para relógios e relojoeiros em Furtwangen. Isso preparou Karl para assumir e supervisionar a operação da ferramenta e da matriz.
Paul Emil Hauser, o filho mais novo de Eduard, ajudou no desenvolvimento e montagem de máquinas. Seu treinamento como ferramenta e fabricante de moldes ajudou a prepará-lo para a tarefa acima mencionada.
Todas as pessoas mencionadas anteriormente ajudaram a fábrica de relógios Lenzkirch a obter a reputação de fabricar relógios de boa qualidade e confiáveis. Os relógios reguladores tinham uma reputação mundial pela sua qualidade e confiabilidade. Estes entraram em produção completa por volta de 1860. Lenzkirch foi premiado com medalhas de ouro nas exposições industriais em 1860 em Villingen e 1861 em Karlsruhe. Peso e relógios acionados por mola tornaram-se muito populares, o último tendo muitos estilos diferentes para escolher. A Lenzkirch fabricava suas próprias molas para os movimentos do relógio e também as vendia para outras fábricas de relógios.
Franz Joseph Faller ajudou a comercializar os relógios Lenzkirch inventando um catálogo de amostras de estoque que estava à mão ou poderia ser fabricado. Houve uma ampla seleção de modelos que foram produzidos. Os clientes podiam encomendar do catálogo; assim que o pedido fosse recebido em seu escritório, a fábrica de Lenzkirch preencheria o pedido.
Faller também trabalhou com Paul Tritscheller para conectar a cidade de Lenzkirch com o sistema ferroviário existente, mas nesse meio tempo os vagões puxados por cavalos, carregavam relógios em estradas montanhosas e condições tempestuosas até as estações ferroviárias de Todtnau e Hammereisenbach. Os meses de inverno pareciam dificultar todos os embarques do relógio. Pela estrada de ferro, os relógios foram enviados para várias partes da Europa para posterior envio para a Inglaterra, os EUA e outras partes do mundo. Em 1887, o sistema ferroviário foi conectado de Freiburg a Neustadt.
1887 também foi o ano em que Faller morreu , e a Floresta Negra perdeu um de seus líderes na indústria relojoeira. Foi ele quem inicialmente decidiu que a fabricação de relógios da Floresta Negra deveria ser feita em um método grande, do tipo produção, para se tornar competitivo em todo o mundo. Faller ajudou a mudar os métodos de produção dos relojoeiros da Floresta Negra. Ele também ajudou a cidade de Lenzkirch, estabelecendo uma escola de relojoaria e relojoaria que tornou possível para outros relojoeiros desenvolverem industrialização em larga escala. Ele ainda apoiava os pequenos relojoeiros e acreditava que eles também deveriam sobreviver na Floresta Negra, produzindo relógios da mesma maneira que sempre tiveram. Ele não queria vê-los se fundir com outras grandes fábricas de relógios.
A fábrica de relógios de Lenzkirch empregava milhares de trabalhadores num período de quase 80 anos, empregando uma força de trabalho de 600 trabalhadores. Durante todo este período de tempo, eles fizeram todos os esforços para continuar produzindo relógios de qualidade e sempre mantiveram a reputação da Fábrica de Relógios Lenzkirch intacta. Por causa disso, os negócios floresceram a maior parte do tempo, a exceção sendo em tempos de depressão em 1866, 1870, 1876 e 1892.
Edward Hauser se aposentou em 1 de março de 1899.Em 1900, a empresa empregava 480 trabalhadores, o maior da Floresta Negra de Badenia. Por fim, dois dos filhos de Hauser foram trabalhar para um concorrente, o Hamburg American Clock Co., em Schramberg. A competição nessa área de relojoaria da Floresta Negra acabou causando a empresa Lenzkirch de Schramberg. No meio da Grande Depressão, em 1932, os edifícios foram vendidos pelos Irmãos Junghans, que operaram como uma fábrica de satélites por cerca de quatro anos, e então a famosa fábrica da Lenzkirch Clock Company havia desaparecido. Os relógios, no entanto, vivem e hoje se tornaram muito populares entre os colecionadores de relógios em todo o mundo. Seus produtos ajudaram a estabelecer a reputação de qualidade mundial dos relógios da Floresta Negra.
É a opinião de muitos que a fábrica de Lenzkirch era a melhor fábrica industrializada da Floresta Negra. Nenhuma outra fábrica decorou a maior parte de seus casos da maneira como eles fizeram. Decoração de bronze e nogueira e carvalho foram usados em muitos dos seus casos. Ricamente decorados e movimentos de alta qualidade os tornam precisos e atraentes para os cronometristas de hoje. Os casos de relógios LFS e Winterhalder / Hofmeier aproximavam-se dos padrões de Lenzkirch, mas Lenzkirch, ao que parece, era o melhor.
Alguns casos de relógio Lenzkirch são carimbados com o nome da fábrica na parte de trás do case. No final da década de 1870, a empresa não pôde carimbar seus movimentos com a marca registrada ao exportar para certos países. É por isso que você encontrará movimentos não marcados em muitos relógios Lenzkirch.
Lenzkirch Dating - números de série e datas:
Ano de Produção Número de Série
1851 4.600
1855 21.000
1860 31.800
1865 40.000
1870 165.000
1875 227.000
1880 500.000
1885 655.000
1890 700.000
1895 810.000
1900 1.000.000
1928 1.600.000

O gráfico abaixo fornece outra (supostamente mais recente) lista dos números de série e seus anos correspondentes de produção e é muito útil para o namoro de Lenzkirch. A fonte é Lenzkircher Uhren. 1851-2001 (150 Jahre). Aus der Geschichte einer e bemerkenswerten Uhrmacherzeit. (Tradução literal: "Lenzkirch clocks. 1851 - 2001 (150 anos.) Fim da história de um notável tempo do relojoeiro." Este livro foi publicado em conjunto com uma exposição comemorativa de 2001 em Lenzkirch, Alemanha, celebrando a fundação da Fábrica Lenzkirch. anos antes, adivinhamos que este seja o mais preciso dos dois gráficos, embora haja outro nesta página que pode ser o melhor de todos.

1852 23.256
1855 93.024
1860 209.304
1865 325.584
1870 441.864
1875 558.114
1880 574.424
1885 790.704
1890 906.984
1894 1.000.000
1895 1.038.867
1900 1.233.242
1905 1.427.617
1910 1.621.992
1915 1.816.267
1920 2.010.652
1925 2.505.017
1930 2.399.392