Paul Landenberger começou como um bookholder do Gebr. Fábrica de relógios Junghans em Schramberg, Floresta Negra, Alemanha, em 1869. Ele rapidamente avançou para um executivo autorizado e casou-se com Frida Junghans, filha do fundador da empresa Erhard Junghans, em 1872 e, em seguida, exigiu um cargo no conselho de administração.
A família Junghans declinou e Andenberger deixou a empresa com raiva, o início de uma longa “rixa familiar”.
Em 1875, juntamente com seu sócio, Philipp Lang, fundou a fábrica de relógios Landenberger & Lang e, embora tivesse levado consigo algum know-how de Junghans, a empresa faliu em 1882/1883.
Convertida em holding de ações e com novos investidores, a empresa foi renomeada para Hamburg-Amerikanische Uhrenfabrik (fábrica de relógios Hamburgo-Americana).
Na verdade, “Hamburg” aparecia no nome, porque o investidor vindo de Hamburgo queria assim, só isso. “Amerikanische” estava ligado aos movimentos feitos pelos “novos” métodos de produção americanos. Os logotipos mais antigos da HAC podem não ser tão familiares quanto a conhecida marca “Pfeilkreuz” (setas cruzadas), registrada em 1891.
Em 1905, a empresa adicionou a marca de desconto “Lux” com o logotipo de uma lâmpada de óleo acesa. A competição, especialmente com os Junghans, era acirrada, mas a HAC conseguiu florescer, construindo até mesmo o distrito de residências de seus próprios trabalhadores. Em meados da década de 1920, a HAC e a Junghans (e Gustav Becker) foram forçados a cooperar devido à queda nos números de vendas e à depressão econômica - a Junghans ganhou influência ao fazê-lo e, em 1930, conseguiu assumir completamente as duas empresas. Grande parte da antiga fábrica da HAC, incluindo todos os seus arquivos, foi destruída durante uma enchente em 1959. Isso, é claro, é apenas uma breve e digerida história da empresa.
Os movimentos HAC, em geral, não podem ser datados por números de série ou códigos de data antes da aquisição da Junghans. Alguns movimentos ostentavam a estrela HAC e Junghans